0

Copa Libertadores da América

Posted by NetSport on 15:36

A Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América, cujo nome oficial atual é Copa Santander Libertadores por motivos de patrocínio[1], é a principal competição de futebol entre clubes da América do Sul, organizado pela CONMEBOL - Confederação Sul-Americana de Futebol. Desde 1998, quando começou a ser patrocinada pela montadora japonesa Toyota, aceita também a participação de clubes do México. A partir de 2008, o patrocinador oficial da competição passou a ser o espanhol Grupo Santander[1]. O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins. É uma das competições entre clubes mais prestigiosas no esporte juntamente com a Liga dos Campeões da Europa.

Da primeira edição em 1960 até 2004, o campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Liga dos Campeões da Europa em uma ou duas partidas, no que se chamava de Mundial Interclubes ou Copa Intercontinental ou Copa Européia/Sul-Americana. Desde 2005, o campeão da Libertadores disputa a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (FIFA Club World Cup), que reúne os campeões de todos os continentes.

Em março de 2009, a CONMEBOL anunciou a criação de um torneio continental feminino, com a participação de 10 clubes sendo um de cada pais associado. A primeira Copa Libertadores Feminina será realizada no Brasil, e classificar uma equipe para o também inédito Mundial de Clubes Feminino da FIFA.[2]

Classificação

A forma de classificação para a competição é geralmente baseada nos resultados dos campeonatos nacionais dos países do continente, assim como a Liga dos Campeões da UEFA, na Europa. Mas há confederações que se utilizam de torneios próprios, independentes dos Campeonatos Nacionais propriamente ditos, para definir pelo menos algumas vagas como a Copa do Brasil, no Brasil, desde 1989, a Liguilla Pré-Libertadores, no Uruguai, desde 1974 e a InterLiga no México a partir de 2004.

A Libertadores tem uma primeira fase na qual um número de clubes, atualmente 12, são emparelhados em uma série de "mata-matas". Os seis sobreviventes juntam-se aos clubes restantes na segunda fase, na qual são divididos em grupos de quatro. Os times dos grupos da segunda fase jogam entre si em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo classificam-se para a fase eliminatória, na qual o time com a melhor campanha enfrenta o pior segundo colocado, o 2º melhor joga contra o penúltimo dos segundos colocados, e assim por diante. A disputa acontece então em um novo sistema "mata-mata", assim como as quartas-de-final, semifinais e a final. Entre 1960 e 1987 os campeões da edição anterior não entravam na competição até a fase semifinal, tornando muito mais fácil a retenção do título. A partir de 1988 o campeão da edição anterior passou a entrar na terceira fase. Apenas a partir da edição de 2000, o campeão do ano anterior passou a disputar desde a fase de grupos, precisando obter vaga para a fase eliminatória, como os demais participantes.

Em seus primeiros anos, apenas os campeões nacionais das principais nações participavam, mas os vice-campeões foram permitidos na década de 1970. A competição acabou aumentada para 21, 32, 36 e agora 38 times.

As vagas para as recentes edições da Copa Libertadores seguem o seguinte padrão:

Vagas País Classificação
1 Sin bandera.svg * Campeão da Copa Libertadores do ano anterior
5 Flag of Argentina.svg Argentina * Campeão do Torneio Apertura (1)
* Campeão do Torneio Clausura (1)
* Pontuação geral na temporada (3)
5 Brasil Brasil * Campeão da Copa do Brasil (1)
* Primeiro a quarto lugares no Campeonato Brasileiro de Futebol (4)
3 Flag of Bolivia.svg Bolívia * Primeiro a terceiro lugares no Torneio Apertura (3)
3 Flag of Chile.svg Chile * Campeão do Torneio Apertura (1)
* Campeão do Torneio Clausura (1)
* Pontuação geral na temporada (1)
3 Flag of Colombia.svg Colômbia * Campeão da Copa Mustang I (1)
* Campeão da Copa Mustang II (1)
* Pontuação geral na temporada (1)
3 Flag of Ecuador.svg Equador * Primeiro a terceiro lugares no Campeonato Equatoriano de Futebol (3)
3 Flag of Mexico.svg México * Confronto entre o campeão do Torneio Apertura e o campeão do Torneio Clausura (1)
* Campeão e vice-campeão da InterLiga (2)
3 Flag of Paraguay.svg Paraguai * Campeão e vice-campeão do Campeonato Paraguaio de Futebol (2)
* Pontuação geral na temporada (1)
3 Flag of Peru.svg Peru * Campeão do Torneio Apertura (1)
* Campeão do Torneio Clausura (1)
* Pontuação geral na temporada (1)
3 Flag of Uruguay.svg Uruguai * Campeão do Campeonato Uruguaio de Futebol (1)
* Campeão e vice-campeão da Liguilla Pré-Libertadores (2)
3 Flag of Venezuela.svg Venezuela * Primeiro a terceiro lugares no Campeonato Venezuelano de Futebol (3)

Os times de pior classificação em cada país, mais o segundo pior classificado da nação do campeão do ano anterior, entram na primeira fase, com os vencedores se juntando aos outros 26 times na fase de grupos.

No México um dos representantes da Libertadores é o vitorioso entre um jogo realizado entre os campeões do Torneio Apertura e do Clausura do país. No Brasil, entre os anos de 2000 a 2002, uma das vagas ficava com o campeão da Copa dos Campeões, competição oficial da CBF, atualmente não mais disputada.

História

Estudiantes ganhou Copa Libertadores em 1969

Em 5 de Março de 1959, acontece em Buenos Aires, sede da 26ª Copa América, o 30º Congresso Ordinário da CONMEBOL. Reunidos no salão principal da Asociación del Fútbol Argentino (AFA), os dirigentes sul-americanos deram sinal positivo ao projeto de um "Campeonato de Campeões", apresentado por Chile e Brasil. Foi o ponto de partida para o nascimento da Copa Libertadores da América. No ano seguinte, em 1960, foi disputada a primeira edição, na qual se consagrou campeão o Club Atlético Peñarol, do Uruguai.

A idéia tinha um antecedente: em 1948, o Colo-Colo chileno, através do dirigente Róbinson Marín, organizou com sucesso um torneio de campeões da América, o Campeonato Sul-Americano de Clubes, em que participaram os coroados de cada país de 1947: o clube local, Vasco da Gama (Brasil, que viria a se tornar campeão), River Plate (Argentina), Nacional (Uruguai), Emelec (Equador), Deportivo Municipal (Peru) e Litoral (Bolívia).

Os primeiros enfrentamentos internacionais entre clubes na América do Sul haviam ocorrido no Rio da Prata no início do século XX. Argentinos e uruguaios iniciaram no ano de 1900 a disputa da Copa Competência, entre os clubes de ambas nações. Em 1905 começa a Copa de Honor Cusenier e em 1916 se põe em jogo a Copa Aldao, sendo o Nacional de Montevidéu o primeiro ganhador, ao vencer o Racing Club.

No Congresso da CONMEBOL de 1958 no Rio de Janeiro, começou-se a trabalhar no projeto de um torneio entre os campeões sul-americanos, similar ao que desde 1955 se disputava na Europa. Inclusive a própria UEFA apoiou a instauração de uma competição entre clubes na América do Sul, com a intenção de enfrentar anualmente aos vencedores de ambas confederações (a Copa Intercontinental).

Finalmente o projeto da Copa Libertadores foi apresentado à CONMEBOL, sendo aprovado no Congresso. A moção recebeu o apoio da ampla maioria, com o voto contrário do Uruguai, e foi aprovada. Essa foi a última obra de governo do brasileiro José Ramos de Freitas como presidente da CONMEBOL, que após esse ato cedeu seu cargo ao novo presidente eleito, o uruguaio Fermín Sorhueta.

Com o início dado em Buenos Aires, ainda restavam definir inúmeras questões de organização, redigir um regulamento e nomear o torneio. Após outras várias reuniões se decidiu que participariam os campeões de cada país e que, diante da negativa do campeão em participar, o vice-campeão o substituiria. Também deciram realizar a primeira edição somente se quatro equipes confirmassem sua participação. E finalmente resolveu-se dar à competição o nome de "Libertadores da América", em homenagem aos heróis independentistas da América do Sul.

Em 19 de abril de 1960 jogou-se a primeira partida da história: Peñarol 7 a 1 contra o Jorge Wilstermann.

Posteriormente, em 1964, a iniciativa do diretor do Peñarol, Washington Cataldi, se aprovou que participassem da Copa os vice-campeões de cada país, com o qual o número se elevou para 20 competidores.

Até 2008, 22 equipes diferentes já conquistaram a taça. O clube mais bem sucedido no torneio é o argentino Independiente, incluindo quatro títulos seguidos em sete vezes de 1972 a 1975.

Ao longo dos anos, a concorrência tem mantido viva uma rivalidade entre os países concorrentes, especialmente entre o Brasil e a Argentina, Uruguai e Argentina, Uruguai e Brasil, Colômbia e Argentina, Peru e Chile. Episódios de violência não são raros e a pressão para os jogadores em campo é enorme.

O Estudiantes de La Plata, da Argentina, se tornou o primeiro clube a vencer a taça em três anos consecutivos, em 1968, 1969 e 1970. Desde então, só o Independiente conseguiu superar esta marca.

De 1998 até 2007, a Copa Libertadores da América foi patrocinada pela Toyota Motor Corporation, sendo seu nome oficial durante esse período Copa Toyota Libertadores. A partir de 2008, a Copa passou a ser chamada de Copa Santander Libertadores, em função do patrocínio do banco espanhol Santander.

Maiores artilheiros da história


↓
Jogador
↓
Ano
↓
Clube(s)
↓
Gols
↓
1 Flag of Ecuador.svg Alberto Spencer 1960-70
1971-72
Flag of Uruguay.svg Peñarol (48)
Flag of Ecuador.svg Barcelona (6)
54
2 Flag of Uruguay.svg Fernando Morena 1973-86 Flag of Uruguay.svg Peñarol 37
3 Flag of Uruguay.svg Pedro Rocha 1963-70
1972-74
1979
Flag of Uruguay.svg Peñarol (25)
Bandeira do Brasil São Paulo (10)
Bandeira do Brasil Palmeiras (1)
36
4 Flag of Argentina.svg Daniel Onega 1966-70 Flag of Argentina.svg River Plate 31
5 Flag of Uruguay.svg Julio Morales 1966-81 Flag of Uruguay.svg Nacional 30
6 Flag of Colombia.svg Antony de Ávila 1983-96
1998
Flag of Colombia.svg América de Cali (27)
Flag of Ecuador.svg Barcelona (2)
29
6 Flag of Argentina.svg Juan Carlos Sarnari 1966-67
1968-69
1972
1976
Flag of Argentina.svg River Plate (10)
Flag of Chile.svg Universidad Católica (12)
Flag of Chile.svg Universidad de Chile (4)
Flag of Colombia.svg Independiente de Santa Fe (3)
29
6 Bandeira do Brasil Luizão 1998-99
2000
2002
2005
Bandeira do Brasil Vasco da Gama (8)
Bandeira do Brasil Corinthians (15)
Bandeira do Brasil Grêmio (1)
Bandeira do Brasil São Paulo (5)
29
9 Flag of Argentina.svg Luis Artime 1966-68
1970-74
Flag of Argentina.svg Independiente (8)
Flag of Uruguay.svg Nacional (18)
26
9 Flag of Peru.svg Oswaldo Ramírez 1967
1971-75
1978-81
Flag of Peru.svg Sport Boys (4)
Flag of Peru.svg Universitario (15)
Flag of Peru.svg Sporting Cristal (7)
26
11 Flag of Argentina.svg Alberto Acosta 1988-92
1994
1995-97
Flag of Argentina.svg San Lorenzo (6)
Flag of Argentina.svg Boca Juniors (1)
Flag of Chile.svg Universidad Católica (18)
25
11 Bandeira do Brasil Palhinha 1975-76
1977
1981
Bandeira do Brasil Cruzeiro (20)
Bandeira do Brasil Corinthians (3)
Bandeira do Brasil Atlético Mineiro (2)
25
11 Flag of Argentina.svg Juan Carlos Sánchez 1983-85
1986
1992
Flag of Bolivia.svg Blooming (16)
Flag of Bolivia.svg Wilstermann (8)
Flag of Bolivia.svg San José (1)
25

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 NetSport All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates