0

Campeonato Brasileiro de Futebol

Posted by NetSport on 15:10

O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil. Sucedeu os torneios Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil (que tinha o mesmo modelo da Copa do Brasil, eliminatório) como o principal torneio nacional do esporte.[1] O Campeonato Brasileiro define os principais representantes brasileiros nas competições sul-americanas.

O torneio é organizado, atualmente, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dá acesso ao seu campeão, vice-campeão, terceiro e quarto colocados à Taça Libertadores da América. Uma das características históricas do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Após ter sido aprovado no Congresso Nacional o "Código do Torcedor", a CBF fez um planejamento que visava a organizar o confuso calendário do futebol nacional. Reduziu o tempo disponível para as competições estaduais e adotou o sistema de turno e returno como forma de disputa. Como esse sistema exige muito tempo do calendário, também foi reduzido o número de competidores em 2004, que eram 24, para 22 em 2005 e vinte em 2006, tanto na Série A (primeira divisão) como na Série B (segunda divisão). A partir de 2009 a Série C passará a contar também com 20 clubes, e será criada uma nova divisão, a Série D, que terá 40 equipes e será disputada por equipes classificadas em seus campeonatos estaduais.

Competições realizadas pelo Clube dos 13

Nos anos de 1987 e 2000, o Clube dos 13 realizou competições que não eram oficialmente campeonatos brasileiros, mas reuniam os principais clubes nacionais, sendo que o torneio de 2000 foi posteriormente oficializado pala CBF. A Competição de 1987 foi chamada de Copa União e teve o Flamengo como campeão do Módulo Verde e o Sport como campeão do Módulo Amarelo. A competição de 2000 foi chamada de Copa João Havelange, sendo seu campeão o Vasco.

Todos os tempos

Abaixo, a lista atualizada dos maiores goleadores do Campeonato Brasileiro:

Artilheiro Gols
Roberto Dinamite 190
Romário 154
Edmundo 153
Zico 135
Túlio 129
Serginho Chulapa 127
Dario 113
Washington 100
Dodô 96
Ramon Menezes 96
Careca 92
Evair 92
Cláudio Adão 91
Kléber Pereira 90
Reinaldo 89

Clubes

Ambos são organizados pelo jornal esportivo LANCE!.

Jogadores


Classificação para competições internacionais

O Brasil tem atualmente 13 vagas nas competições organizadas pela CONMEBOL (5 na Taça Libertadores e 8 na Copa Sul-Americana):

Pelo Campeonato Brasileiro

1º Lugar Taça Libertadores→ Fase de Grupos
2º Lugar Taça Libertadores→ Fase de Grupos
3º Lugar Taça Libertadores→ Fase de Grupos
4º Lugar Taça Libertadores→ Fase Preliminar
5º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional
6º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional
7º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional
8º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional
9º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional
10º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional
11º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional
12º Lugar Copa Sul-Americana→ Fase Nacional

Obs.: pelo regulamento atual, nenhuma equipe brasileira pode disputar a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana num mesmo ano.

Pela Copa do Brasil

Campeão Taça Libertadores→ Fase de Grupos

Observações

  • Caso o campeão da Copa do Brasil termine entre o 1º e o 4º lugar no Campeonato Brasileiro, se abrirá uma vaga na Taça Libertadores para o 5º colocado, que entrará na Fase Preliminar, enquanto o 4º colocado entrará na fase de grupos. Conseqüentemente, o 13º colocado ficará com a vaga do 5º colocado na Copa Sul-Americana.
  • Caso o campeão da Copa do Brasil termine entre 5º e 12º lugar no Campeonato Brasileiro, sua vaga para a Copa Sul-Americana se abrirá para o 13º colocado.
  • Caso o campeão da Taça Libertadores do ano anterior termine entre os 4 primeiros ele tem vaga direta na Fase de Grupos. Neste caso o 5º colocado ganha uma vaga para Fase Preliminar. Conseqüentemente, o 13º colocado ficará com a vaga do 5º colocado na Copa Sul-Americana.

Sobre os participantes e a forma de disputa

  • Contagem de pontos: até 1994, cada vitória valia 2 pontos; a partir de 1995, por determinação da FIFA, as vitórias passaram a valer 3 pontos.
  • Pontos extras: Entre 1975 e 1977, cada vitória por 2 ou mais gols de diferença dava um ponto extra ao vencedor. Em 1978 a regra do ponto extra se manteve, porém apenas para vitórias por 3 ou mais gols de diferença.
  • Decisões por pênaltis: no Campeonato de 1988, todos os jogos que terminassem empatados tinham decisões por pênaltis; vitória no tempo normal dava 3 pontos para o vencedor e zero pontos para o derrotado; vitória na decisão por pênaltis dava 2 pontos para o vencedor e 1 ponto para o derrotado.
  • Os campeonatos de 1979 e 2000 registraram a maior quantidade de equipes participantes: foram 94 times em 1979 e 116 na Copa João Havelange de 2000.
  • Em 1974, 40 times disputaram a primeira fase do torneio, divididos em 2 grupos de 20. Para a segunda fase, classificavam-se os 11 primeiros colocados de cada grupo, além dos dois clubes com maior média de público. Foi a única vez que a média de público foi usado como critério de classificação numa competição profissional no Brasil.
  • O Campeonato Brasileiro de 2003, o primeiro a ser disputado por pontos corridos, contou com 24 equipes e 46 rodadas, tornando-se, assim, um dos campeonatos mais longos do planeta. A forma de disputa se manteve a partir de então, porém com o número de clubes sendo reduzido para 22 e depois para 20.
  • Cruzeiro, Flamengo e Internacional são os únicos clubes a participarem das 39 edições do torneio (incluindo 2009) desde sua criação, em 1971. Atlético Mineiro, Botafogo, Santos, São Paulo e Vasco participaram 38 vezes. Corinthians, Grêmio, Fluminense e Palmeiras participaram 37 vezes.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 NetSport All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates